'Café Central' Económico

‘Café Central’ Económico é uma rubrica escrita por jovens economistas que pretendem explicar de forma simples as complexidades da ciência económica. Com este exercício, os autores pretendem libertar-se dos jargões da economia quando querem falar de problemas económicos como se tivessem no ‘Café Central’ da freguesia.

Quinzenalmente publicados em Metrónomo, a quem os autores muito agradecem a gentileza de lhes ser concedido este espaço de expressão livre de ideias, os textos são uma colaboração entre João Quelhas, Tiago Bernardino, e Diogo Lima, outrora separados pela dicotomia clássica professor-alunos, mas que hoje discutem frequentemente uma variedade de temas, desde a economia teórica à(s) política(s) do passado e do presente.

O Caso da Economia Portuguesa

No presente artigo iremos aprofundar o lado prático deste tema, ao focarmos a nossa atenção na evolução da economia portuguesa, em termos de crescimento económico, definido como a variação real do produto interno bruto, entre 1974 e 2019.

Ler na Íntegra »

Orçamento do Estado de 2022: Será Suficiente?

“(…) o Governo fruiu de condições únicas para suportar a economia e preparar a estratégia para o mandato que se inicia. Em primeiro lugar, o crescimento nominal do PIB acelerou devido à recuperação da economia (…). Em segundo lugar, devido ao efeito dos estabilizadores automáticos, a receita fiscal irá aumentar no corrente ano, mesmo sem um aumento das taxas de imposto (…). Por fim, os limites orçamentais definidos pela União Europeia no Pacto de Estabilidade e Crescimento estão suspensos (…).”

Ler na Íntegra »

Keynes e a Economia Keynesiana

No presente, as distinções entre “clássicos” e “Keynesianos” aparentam ser menos claras. A macroeconomia moderna integra, simultaneamente, considerações de ambas as tradições. No entanto, no que se refere a políticas económicas, a clivagem entre intervencionistas e não-intervencionistas continua a existir, e, provavelmente, nunca deixará de ser pertinente.

Ler na Íntegra »

A tão (in)desejada Inflação chegou…

Inflação é um dos fenómenos económicos mais relevantes para o dia-a-dia em sociedade, pois afeta todo o tipo de decisões feitas regularmente. Esta pode ser simplesmente definida como um aumento consistente e generalizado do nível de preços.

Ler na Íntegra »
Scroll to Top