Política

O PPD/PSD nas Legislativas 2022 – Um Ensaio Crítico

As análises e conclusões que aqui apresentámos irão em breve ser postas à prova. O Tempo dirá se Montenegro, depois de até ter tido sucesso a apaziguar a vida interna dos sociais-democratas, consegue agora apelar ao eleitorado moderado, que desde 2015 tem, na sua maioria, preterido o PPD/PSD a favor do PS.

Ler na Íntegra »

Programas Eleitorais – Partido Socialista (PS)

O PS apresenta um programa de continuidade, muito focado na redução das desigualdades e com uma forte mensagem para a transição energética. Por comparação com o PSD, apresenta neste 2º plano medidas consideravelmente mais ambiciosas.

Ler na Íntegra »

Programas Eleitorais – Bloco de Esquerda (BE)

O Bloco de Esquerda apresenta-se a estas eleições com uma grande causa: o SNS. Nada mais previsível. Na ausência de uma justificação realmente plausível para rejeitar o Orçamento do Estado, o BE vira-se para um tema mais sensível para os portugueses.

Ler na Íntegra »

Programas Eleitorais – Chega

Resultado 2019: 1,29% – 1 deputado Slogan do Programa Eleitoral: “Deus, Pátria, Família e Trabalho.” Principais Áreas de Atuação: Reforma do sistema político e vida em sociedade. Principais Medidas e Objetivos: O programa do Chega tem como grande objetivo instaurar uma nova República em Portugal, subvertendo toda a ordem moral instituída em Portugal desde 1974. O programa é confuso e muito redutor, mas existem algumas

Ler na Íntegra »

Programas Eleitorais – Iniciativa Liberal

Resultado 2019: 1,29% – 1 deputado Slogan do Programa Eleitoral: “Portugal a Crescer.” Principais Áreas de Atuação: Crescimento económico; Relação do Estado com a sociedade; Responsabilidade individual. Principais Medidas e Objetivos: A Iniciativa Liberal traz consigo o maior programa eleitoral de um partido com assento parlamentar nestas eleições. São mais de 600 páginas divididas em 5 grandes mensagens. Todas as propostas têm um objetivo e

Ler na Íntegra »

Programas Eleitorais – Partido Livre

Resultado 2019: 1,09% – 1 deputado Slogan do Programa Eleitoral: “Concretizar o Futuro. Uma sociedade justa num planeta saudável.” Principais Áreas de Atuação: Desenvolvimento sustentável; Portugal na Europa e no Mundo; Proteção dos trabalhadores. Principais medidas e objetivos: O Livre apresenta-se com um programa bastante abrangente, dividido em 21 capítulos que cobrem de forma clara a maioria dos temas que dizem respeito à vida em

Ler na Íntegra »

Prisioneiros das nossas narrativas: o Afeganistão e o paradoxo da política externa norte-americana – Parte 2

Prisioneiros das Nossas Narrativas: o Afeganistão e o Paradoxo da Política Externa Norte-Americana – Parte 2 Biden caracteriza a decisão de retirada do Afeganistão como uma escolha binária: ficar ou sair; estar ou não estar. Diz que se recusa a “enviar gerações” de norte-americanos para em nome da estabilidade de um país longínquo. Na realidade, desde pelo menos 2014, quando cessam as operações de combate

Ler na Íntegra »

Prisioneiros das nossas narrativas: o Afeganistão e o paradoxo da política externa norte-americana

Prisioneiros das Nossas Narrativas: o Afeganistão e o Paradoxo da Política Externa Norte-Americana – Parte 1 Não é a primeira vez que o Vale de Panjshir resiste aos Talibã. Este grupo de extremistas islâmicos maioritariamente pashtun governava grande parte do Afeganistão há cerca de quatro anos quando resolveu assassinar Ahmad Shah Massoud. O líder tadjique da Aliança do Norte, conhecido como “Leão do Panjshir”, frustrava-lhes

Ler na Íntegra »

Hatikvah

Parece-me pouco provável que um país hiperdesenvolvido, onde toda a população masculina e feminina serviu no exército e onde a obsessão com conflito armado é quase uma religião do Estado, possa ter uma liderança negligente ao ponto de falhar os seus objectivos, com custos humanos e financeiros elevadíssimos, durante duas décadas.

Ler na Íntegra »

Cravos de todas as cores, Uni-vos!

Se acreditas na democracia, na liberdade e solidariedade, e te opões ao fascismo e àqueles que proclamam uma nova república baseada na divisão entre uns e outros, usa o cravo que quiseres, e traz outro amigo também.

Ler na Íntegra »

Aproveite Fevereiro Quem Folgou em Janeiro

Não duvido de todos os esforços de professores e funcionários das escolas em garantir isto mesmo. Contudo, a sua “jurisdição” termina no portão das escolas, e esse tornou-se o lugar de mais uma transgressão onde o respeito da etiqueta respiratória ficou esquecido.

Ler na Íntegra »

Sair da Cepa Torta

É difícil, num país onde a mesquinhez e a inveja são diariamente alimentadas, colocar esses sentimentos de parte e confiar nos outros.

Ler na Íntegra »

Análise aos Debates Presidenciais de 2021

Dificilmente serão as eleições mais disputadas de sempre. Por outro lado, fico com a sensação de que serão as que mais ideias novas trouxeram para debate o que, espero, seja um sinal positivo de inovação e desafio do status-quo para os próximos anos num país tão necessitado de reinvenção.

Ler na Íntegra »

Em Portugal, a Pandemia é a Preto e Branco

Como consequência, vivemos numa pandemia a preto e branco. Quando a situação parece controlada, temos carta branca para viver em “normalidade”. Assim que piora, decretam-se restrições às cegas, sem se verificar o seu cumprimento. 

Ler na Íntegra »

Eleições Americanas 2020: Como Chegámos Até Aqui?

Ao longo das últimas semanas de campanha presidencial norte-americana, a questão na cabeça de muitas pessoas é: como é que se chegou a isto? Talvez essa questão seja constante na mente de observadores europeus, como nós, desde a campanha de 2016 e ao longo de todo o mandato do “presidente sem precedente”, Donald Trump.

Ler na Íntegra »

A Origem dos Swing States

As urnas estão abertas e os Estados Unidos vão hoje a votos para aquele que é descrito, muitas vezes, como o cargo mais poderoso do mundo – o de Presidente dos Estados Unidos da América.

Ler na Íntegra »

Economia e Populismo

Como foi a performance económica do governo de Donald Trump? Será ainda cedo para ter uma palavra definitiva sobre esse impacto. Primeiro porque não sabemos se Donald Trump será reeleito. Segundo porque provavelmente nunca saberemos o real impacto futuro das políticas económicas de Donald Trump, que estarão sempre mascaradas pelo catastrófico impacto da pandemia do COVID19.

Ler na Íntegra »
Scroll to Top