Sociedade
Greenwashing – uma Tragicomédia
É fácil ser enganado quando estamos perante um quadro em que apesar de existir uma consciência cada vez maior, essa vontade de ser mais verde e amigo do ambiente não é acompanhada por uma real procura de informação e não existe educação sobre o assunto.
As pétalas no caminho
Ficou, no entanto, realmente por cumprir a igualdade de oportunidades entre cidadãos independentemente do berço onde nascem.
Cravos de todas as cores, Uni-vos!
Se acreditas na democracia, na liberdade e solidariedade, e te opões ao fascismo e àqueles que proclamam uma nova república baseada na divisão entre uns e outros, usa o cravo que quiseres, e traz outro amigo também.
Formar vs. Ganhar
Isso leva a outra questão – na formação, tendemos sempre a focar e a dar mais condições aos melhores, justificando a meritocracia, mas não faria mais sentido o pensamento oposto, visto serem os piores aqueles que mais precisam de condições para evoluir?
Admirável Geração Nova
Nessa viagem, partilhada por “a small town girl” e “a city boy”, podemos reconhecer o encontrar de um propósito na prática de um ato sem propósito. Atualmente, a ausência de destino ou aparente utilidade no esforço parece traduzir “desperdício”.
Meu Querido São Valentim, Posso Esperar uma Relação Honesta com o meu País?
Meu querido São Valentim, Tenho com o meu país uma relação que já dura há 24 anos. Apesar dos seus altos e baixos, como é comum em todas as relações, esta tem sido uma relação duradoura. No entanto, preocupa-me que exista cada vez menos confiança nesta relação.
Aproveite Fevereiro Quem Folgou em Janeiro
Não duvido de todos os esforços de professores e funcionários das escolas em garantir isto mesmo. Contudo, a sua “jurisdição” termina no portão das escolas, e esse tornou-se o lugar de mais uma transgressão onde o respeito da etiqueta respiratória ficou esquecido.
Sair da Cepa Torta
É difícil, num país onde a mesquinhez e a inveja são diariamente alimentadas, colocar esses sentimentos de parte e confiar nos outros.
Em Portugal, a Pandemia é a Preto e Branco
Como consequência, vivemos numa pandemia a preto e branco. Quando a situação parece controlada, temos carta branca para viver em “normalidade”. Assim que piora, decretam-se restrições às cegas, sem se verificar o seu cumprimento.
Inteligência Artificial, Automação e Sociedade
Imagine-se um carro de condução autónoma que, por fatores externos, tem de decidir entre duas opções de condução: A primeira implica um risco de vida para o condutor, mas evita quaisquer danos a um peão; na segunda invertem-se os papeis. Como deve ser feito o algoritmo? O que deve decidir se posto nesta hipotética situação?
A Febre da Trotinete
Em 2018 era anunciada a chegada da Iomo às ruas de Lisboa enquanto primeiro fornecedor de um serviço, hoje bem conhecido por quem frequenta as ruas da capital – o aluguer de trotinetes elétricas através de uma app.